A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (7) a Medalha Mérito Legislativo de 2023, a mais alta homenagem oferecida pela Casa. O PCdoB indicou a advogada e jurista Carol Proner para receber a comenda por sua trajetória em defesa da democracia. Reconhecida por sua ousadia em denunciar ilegalidades na Operação Lava Jato e no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Carol também se destaca na organização de movimentos jurídicos internacionais em prol do Estado Democrático de Direito. Ao todo, 37 pessoas escolhidas por integrantes da Mesa Diretora e pelos líderes partidários foram agraciadas.

“Eu fico muito emocionada. Agradeço a toda bancada pela indicação. Recebo esta homenagem coletivamente pelo trabalho que fizemos no Grupo Prerrogativas, na Associação Brasileira Juristas pela Democracia e Frentes pela Democracia no Direito. No início, foi um trabalho de alerta, de alarme do que acontecia no sistema jurídico brasileiro, no sistema de Justiça. Nosso grupo jurídico continua mobilizado, porque, aparentemente, temos ainda uma luta grande pela frente para manter a democracia e essa Casa é um símbolo muito importante para essa luta”, disse Carol Proner.

Confira as fotos do evento no Flickr do PCdoB na Câmara.

Para a líder da bancada do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), a comenda é “um justo reconhecimento” a Carol Proner, mas também o “fortalecimento dos movimentos jurídicos que sempre defenderam o Estado Democrático de Direito e estiveram à frente durante todo o processo da maior farsa jurídica da histórica desse país combatendo com informações e dados a Lava Jato e o impeachment político da presidenta Dilma Rousseff”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou a importância do trabalho dos coletivos ocupados pela advogada. “Foi um trabalho essencial. Foram muitas informações coletadas para que nós pudéssemos defender a democracia com dados, com opiniões, com substância, com comparações internacionais. Carol Proner é intelectual das mais destacadas do nosso país e que a bancada do PCdoB escolheu como seu símbolo para dar a comenda do Mérito Legislativo”, afirmou.

Na entrega da comenda, os deputados Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e Daiana Santos (PCdoB-RS) representaram a bancada comunista. Para Renildo, a entrega da mais alta comenda da Câmara para Carol Proner é um “merecido reconhecimento da luta dessa proeminente e combativa jurista em defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e em defesa intransigente da democracia”.

Já a deputada Daiana Santos destacou ainda que a atuação de Proner “dentro e fora do Brasil, fortalece a nossa busca por um mundo mais justo e transparente”.

“Carol merece o reconhecimento da Casa do Povo pela sua luta na defesa dos direitos humanos e da democracia”, enfatizou ainda o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Na cerimônia, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Medalha Mérito Legislativo é um “elo fundamental entre o Poder Legislativo e os indivíduos e entidades que, por meio de suas ações, contribuem para o engrandecimento do Brasil”.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo é conferida pela Mesa Diretora da Casa para condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.