DEPUTADOS FEDERAIS

Deputada Alice Portugal (BA)

Site Oficial

A parlamentar baiana foi eleita para seu sexto mandato. Na Câmara dos Deputados, Alice já liderou a bancada do PCdoB. Ela mantém sua luta em defesa da democracia, da educação pública e dos direitos dos trabalhadores. Farmacêutica de profissão, Alice também busca melhorias para a categoria. Foi uma das principais articuladoras em defesa do piso nacional da Enfermagem. Também lutou pela aprovação do PL 4385/1994, que deu origem à lei 13.021/2014, que regulamenta a assistência farmacêutica e obriga a presença de um profissional no estabelecimento durante seu funcionamento. A parlamentar tem ainda projetos defendendo a igualdade salarial entre homens e mulheres.

Deputado Daniel Almeida (BA)

Site Oficial

Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Daniel Almeida deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na política no final da década de 1980. Nas eleições de 2002 conquistou seu primeiro mandato como deputado federal e de lá para cá disputou todas as eleições. Está à frente do sexto mandato no Parlamento. É defensor ferrenho dos direitos dos trabalhadores e foi voz ativa na luta contra o desmonte trabalhista liderado por Michel Temer após o golpe contra Dilma Rousseff. É autor da Lei 11.635/07, que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. Defende também proposta de redução da jornada de trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.

Deputada Jandira Feghali (RJ)

Site Oficial

Reeleita para seu oitavo mandato pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali seguirá a luta no Parlamento contra os retrocessos de uma agenda conservadora e fundamentalista, evidenciada no Brasil desde o golpe de 2016 e intensificada no governo de Jair Bolsonaro. É autora e relatora de projetos estratégicos em diferentes áreas, como a Lei Aldir Blanc. Médica de formação, tem atuação importante na área da saúde. É relatora da subcomissão que analisa o complexo industrial da área. Articulou, ao lado de outros parlamentares, a aprovação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias. É autora da emenda à Constituição que garante o duplo vínculo aos profissionais de saúde e das leis que obrigam os planos de saúde a realizar cirurgia reparadora de mama em caso de câncer e a que prevê o fornecimento de bolsas de colostomia. É relatora da Lei Maria da Penha e possui uma série de projetos ligados à democratização da comunicação no país.

Deputado Márcio Jerry (MA)

Site Oficial

Reeleito para o segundo mandato, Márcio Jerry é presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência. Em sua trajetória profissional e política acumulou experiência na luta em defesa dos trabalhadores por direitos, justiça, igualdade, sendo um importante reforço à bancada comunista no Parlamento.

Deputado Orlando Silva (SP)

Site Oficial

À frente de seu terceiro mandato, Orlando Silva continuará seu trabalho em defesa do Brasil e dos trabalhadores. Baiano de nascença, o parlamentar se destacou na Câmara pela capacidade de conquistar apoios em votações em Plenário até mesmo no campo adversário. Garantiu a aprovação por unanimidade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a aprovação do projeto de reoneração da folha de pagamentos (PL 8456/17) e da Lei de Migração (13.445/17), dos quais também foi relator. Foi presidente da Comissão de Trabalho e ainda líder da bancada comunista em 2018. Atualmente, é relator do Projeto de Lei 2630/20 que trata das fake news.

Deputada Daiana Santos (RS)

Site Oficial

Eleita pela primeira vez em 2022, Daiana Santos é a primeira deputada federal negra e sapatão do Rio Grande do Sul. Teve trabalho destacado como vereadora de Porto Alegre. É educadora social e sanitarista. Na Câmara dos Deputados, tem defendido direitos da população LGBTQIA. Faz ainda o enfrentamento na CPI do MST. É vice-presidente de duas comissões importantes na Casa: Ciência e Tecnologia e Direitos Humanos e Minorias. Em 2023, foi eleita como coordenadora adjunta do Observatório da Mulher na Política da Secretaria da Mulher da Câmara.

Deputado Renildo Calheiros (PE)

Site Oficial

Vice-líder do governo Lula, Renildo Calheiros está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. O parlamentar já havia sido eleito em 1990, 2002, 2006 e 2018. Com um perfil articulador, Renildo reforça a bancada comunista na luta em defesa da democracia. Já havia exercido a vice-liderança do governo Lula durante quatro anos. Foi líder de bancada comunista quatro vezes e assumiu, em 2008, a liderança de um bloco com mais de 70 deputados (PCdoB, PSB, PDT, PMN e PRB). Em 2008, se licenciou do mandato de deputado federal para assumir, em 2009, a Prefeitura Municipal de Olinda.