Os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do Governo na Câmara, e Geraldo Resende (PSDB-MS) apresentaram em conjunto um projeto de resolução que institui o Prêmio César Lattes, voltado a reconhecer personalidades e instituições que se destacam na defesa e promoção da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. De acordo com a proposta, o prêmio será concedido anualmente pela Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada no mês de outubro, como forma de homenagear o legado do físico César Lattes, um dos responsáveis pela descoberta do méson pi e figura central na consolidação da pesquisa científica no país.

O projeto prevê que até cinco prêmios poderão ser entregues por ano, em formato de diploma de menção honrosa. As indicações poderão ser feitas por qualquer parlamentar até 31 de março, mediante relato fundamentado sobre os trabalhos ou ações dos indicados. Um conselho formado por representantes de todos os partidos com assento na Câmara será responsável pela avaliação das indicações e pela escolha dos agraciados.

Segundo os autores, a criação do Prêmio César Lattes reforça o compromisso do Parlamento com a valorização da ciência e da tecnologia como pilares do desenvolvimento nacional. “O Prêmio César Lattes fortalece o reconhecimento da Câmara dos Deputados a pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil”, destaca o projeto.