“Voto de Fux contradiz o próprio Fux para dar munição às hordas bolsonaristas”, diz vice-líder do Governo na Câmara
O vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), criticou nesta quinta-feira (11) o voto do ministro Luiz Fux no julgamento que analisa a responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Segundo Jerry, a posição de Fux contradiz decisões anteriores do próprio ministro em processos relacionados ao mesmo caso, que resultaram na condenação do general Braga Neto e do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.
“O voto de ontem do ministro Fux deu munição às hordas bolsonaristas que sustentam a versão farsesca de que não houve tentativa de golpe sob regência de Bolsonaro. O voto Fux de ontem, contudo, contradiz totalmente o de outros julgamentos dele no mesmíssimo caso e na condenação de Braga Neto e Mauro Cid”, afirmou.
O parlamentar destacou a gravidade dos atos investigados e recordou diferentes episódios de violência e conspiração. “Vamos lembrar o ministro Fux, data venia: depredaram Brasília e tentaram invadir a sede da PF; por pouco não explodem um caminhão de combustíveis no aeroporto de Brasília; planejaram assassinar o presidente da República, o vice-presidente e o então presidente do TCE; invadiram, depredaram e vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, do STF e o Palácio do Planalto. Então, mister Fux, tudo normal, né?”, questionou.
O julgamento segue em andamento no Supremo Tribunal Federal.