Arte, música e muita alegria marcaram o aniversário de 10 anos da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados numa tarde de quarta-feira (22) especial. Em vez dos embates e votação de projetos, o colegiado promoveu manifesto cultural para comemorar uma década de existência.

Ao som do Poder da Criação, de João Nogueira, na voz da ministra da Cultura, Margareth Menezes, artistas, parlamentares, lideranças do setor cultural e ex-presidentes relembraram a trajetória de lutas e conquistas da comissão.

“Ao longo desse período, não apenas testemunhei, mas também guiei transformações significativas. Além das leis fundamentais, como Ecad, Cultura Viva, Vale-cultura e PEC da Música, destacamos iniciativas como o Expresso 168 e manifestos culturais mensais que amplificaram as diversas expressões artísticas. A Comissão fortaleceu o cenário cultural, consolidando a cultura como uma política estratégica. Me sinto orgulhosa em fazer parte dessa história que transforma o Brasil através da arte!”, disse Jandira Feghali.

Considerando um “momento de muita emoção e aprendizado”, Jandira complementou:

“A política cultural é transformadora, fundamental para a emancipação do nosso povo e é a esteira fundamental de políticas estratégicas de cidadania. Uma década de muito trabalho, de muita dedicação, e tenho muito orgulho de ter sido a primeira presidente da Comissão, ainda em 2013. Viva a Cultura Brasileira!”

Presidente da Comissão de Cultura por duas vezes, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) priorizou na sua gestão em 2021 a continuidade do trabalho de socorro a trabalhadores culturais atingidos pela pandemia. Ontem, a parlamentar destacou que o colegiado sempre foi um espaço estratégico de luta.

“Cultura é a essência, a alegria, a arte que representa o povo brasileiro. São 10 anos da Comissão de Cultura, legislando, resistindo e promovendo oportunidades para o desenvolvimento do país. Feliz em ser parte dessa história!”, afirmou a deputada.

Alice e Jandira foram homenageadas. Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Alice Portugal destacou ainda a relevância das atividades da comissão no contexto político nacional.

“Uma década dedicada a valorizar a diversidade cultural, preservar nosso patrimônio histórico e artístico, e impulsionar o desenvolvimento cultural no país. Sinto orgulho de ter presidido esse espaço que se tornou um símbolo de resistência nos últimos anos. Agora, podemos afirmar com alegria que a Cultura voltou, permitindo que a voz, a dança, o teatro, o canto e diversas formas de expressão artística floresçam!”, relatou a ex-presidente.

O evento fez parte do projeto Manifestos Culturais, promovido pela comissão desde a criação em 2013. A proposta é valorizar as diferentes manifestações e linguagens da Cultura brasileira.

“Foi por meio destas intervenções em caráter de manifesto que a comissão abriu a Casa para diversas reivindicações dos setores da Cultura, permitindo a defesa de suas pautas junto aos parlamentares”, disse o presidente do colegiado, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ).