A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), recebeu três premiações, na noite desta quinta-feira (21), do Prêmio Congresso em Foco 2023, que homenageou os deputados e senadores que mais se destacaram este ano.

Foram premiados cinco deputados e cinco senadores nas categorias melhores da Câmara, do Senado e por região, segundo a votação do público, dos jornalistas e do júri especializado.

O PCdoB ainda tem as deputadas Alice Portugal (BA) e Daiana Santos (RS) entre os melhores por regiões.

Na categoria geral “Melhores da Câmara”, Jandira foi a quarta colocada na escolha feita pelo público e pelos jornalistas.

Leia mais: Deputados do PCdoB concorrem ao Prêmio Congresso em Foco em 2023

Entre os cinco parlamentares mais votados pelas regiões, a líder do PCdoB também ocupou a quarta posição, sendo a primeira colocada do Rio de Janeiro.

“Muito feliz e orgulhosa com a votação que recebi no Prêmio Congresso em Foco. O quarto lugar nacional na Câmara, a primeira deputada do Rio de Janeiro e entre os cinco mais bem avaliados pelos jornalistas”, comemorou.

Para ela, o reconhecimento dos eleitores dá a certeza do bom trabalho do mandato.

“Nos fortalece para continuar na luta por uma sociedade mais justa, plural e sustentável, com Cultura, Saúde, Educação e Trabalho Digno para todas e todos. Agradecer à coordenação do prêmio, aos eleitores, à militância, movimentos, aos jornalistas. Parabéns aos meus pares também agraciados! Muito obrigada!”

Alice Portugal foi a única parlamentar baiana que foi premiada nesta edição do Prêmio Congresso em Foco, na categoria região Nordeste. Na Bahia, a parlamentar figura em primeiro lugar na votação online.

“Agradeço a todos e todas que votaram em mim e reitero o meu compromisso em continuar nessa luta pelo Brasil e pela Bahia, trabalhando pela ampliação de direitos do nosso povo e pela soberania do nosso país. É uma honra estar entre os melhores parlamentares nesta premiação tão importante que combate a imagem de que todos os políticos são iguais”, afirmou Alice.

“Primeiros meses de Mandata Federal e premiada como uma das cinco melhores parlamentares do Sul do país no Congresso em Foco. Não será mais sem as nossas vozes, as nossas caras e as nossas cores. Esse é só o começo!”, festejou Daina Santos, primeira parlamentar assumidamente lésbica da Câmara.

A deputada destacou que toda a bancada LGBTI+ foi premiada. “Referências em temas como Saúde, Educação, Sustentabilidade e Direitos Humanos, para mostrar que podemos construir políticas em todas áreas da sociedade”, disse.