Por meio de plebiscito histórico, a população do Chile disse um não ao modelo neoliberal que arrasa sua economia, colocou um fim a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet e aprovou uma nova. São conquistas, que somadas a vitória do MAS (Movimento ao Socialismo) na Bolívia, trazem novos ares democrático na América Latina.

O plebiscito chileno foi acompanhado atentamente por parlamentares do Congresso Nacional, sobretudo pelo campo progressista. A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (AC), avaliou que o movimento naquele país, fruto de intensa mobilização social, renova as expectativas na região.  

“Depois da Bolívia, hoje foi a vez do povo chileno reagir. Milhões foram às ruas nos últimos anos e hoje decidiram enterrar a Constituição de Pinochet. Renasce a esperança na América Latina#ChileDespertó. Acorda, Brasil!”, escreveu a líder no Twitter.
 
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), candidato a prefeito de São Paulo, prestou felicitações aos chilenos. “Saudações ao povo chileno que, nas ruas e nas urnas, enterrou o entulho autoritário de Pinochet e construirá sua nova Constituição. Que os ventos democráticos soprem. Viva a América Latina que resiste!”, disse.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou a representatividade do plebiscito. “Com altíssima participação popular, Chile sepulta Constituição do ditador Pinochet e comemora muito! Nova Constituição terá que respeitar inúmeras exigências populares. É a maior participação desde 2012!”, diz.

“O povo chileno fez história e aprovou uma nova Constituição para o país. O terrível legado da ditadura Pinochet ficará no passado. Que os bons ventos da democracia e da esperança tomem conta de toda América Latina. #chile #vivachile #ditaduranuncamais”, escreveu a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) no Twitter.
 
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também comemorou: “Plebiscito histórico marca aprovação da nova Carta Magna do Chile e enterra a Constituição de 1980 instaurada pelo ditador Augusto Pinochet. A coragem venceu o medo e a democracia sopra em favor da liberdade e cidadania. Viva ao povo chileno!”