O PCdoB conseguiu uma importante conquista nesta quarta-feira (22). Depois de intensa articulação, a legenda garantiu a presidência da Comissão do Trabalho em 2017. O cargo será ocupado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A líder comunista, deputada Alice Portugal (BA), comemorou a definição. “Finalmente, demos o primeiro passo para iniciar o trabalho das comissões, que são a alma da Câmara. E hoje, o bloco formado pelo PCdoB, PT e PDT manteve a articulação feita desde 2016 e ficamos com a Comissão do Trabalho, uma Pasta que tem o nosso DNA”, afirma a parlamentar.

A ideia é fazer um contraponto à Comissão Especial da Reforma Trabalhista, sendo um espaço de resistência e defesa dos interesses dos trabalhadores.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), num momento em que o mundo do trabalho sofre tantos ataques, presidir esta comissão será um desafio.

“Alguns desdobramentos do golpe são os ataques à CLT, a precarização dos serviços através da terceirização. São todos temas que a Comissão do Trabalho vai enfrentar, pois cabe ao Congresso garantir os direitos dos trabalhadores, não os retirar. Então, considero um privilégio dirigir esta comissão que será um espaço de resistência”, diz.