Com pesar recebemos a notícia do assassinato de um imigrante haitiano ocorrido na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. O crime, bárbaro em todas as suas perspectivas, aponta para uma ação xenófoba disfarçada de latrocínio. Seus detalhes, investigados pela polícia, no entanto, nos fazem perceber a real intenção dos criminosos. Fetiere Sterlin, antes de ser atacado, foi ofendido em francês-crioulo, um dos idiomas do Haiti.

A estúpida morte de Sterlin, assassinado com sete facadas diante de sua mulher, quando voltava de uma festa, tem um significado ainda mais forte porque ocorreu na semana em que o Ministério da Justiça lançou a campanha ‘Eu também sou imigrante’, cujo objetivo é mostrar que no Brasil a xenofobia não pode encontrar espaço.

Esperamos que a polícia catarinense seja rigorosa e incansável em sua investigação para descobrir os culpados e reafirmamos nosso apoio e solidariedade a todos os que procuram o Brasil para estabelecer aqui uma vida de paz, contribuindo para o crescimento econômico e social de toda a nação.

* Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados