Guru de Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil como mau exemplo no combate à pandemia do coronavírus. Segundo ele, se os EUA agissem que nem o Brasil, o país teria mais de dois milhões de mortos. Assim como a Suécia, Trump diz que faltou aos brasileiros a imposição da quarenta. As hashtags #TrumpComunista e #AtéTrump ocuparam as primeiras posições do top trending do Twitter.

“Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido um milhão, um milhão e meio, talvez até dois milhões ou mais de vidas”, disse Trump na Casa Branca.

Com 1,9 milhão de infectados, os Estados Unidos são o país como maior número de infectados do planeta, seguido do Brasil com 615 mil casos e quase 35 mil mortos. 

No Parlamento, as declarações do presidente norte-americano repercutiram. A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (AC), disse que a situação de Bolsonaro está ruim. “Até o Trump, seu amigo, critica as mortes por Covid no Brasil. Diz que, se eles se comportassem igual, milhões morreriam nos EUA”, publicou a líder no Twitter.

“Bolsonaro, lacaio de Trump, sendo apontado como exemplo mundial de fracasso diante do coronavírus. O que os minions discípulos do tio Sam dirão? Trump tem razão ou é o mais novo integrante da lista de comunistas?”, ironizou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Até o Trump critica Bolsonaro”, emendou o colega de bancada Renildo Calheiros (PE).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também comentou o assunto. “Até ele reconhece o desastre que é esse governo brasileiro. Bolsonaro envergonha o Brasil”, afirmou a parlamentar.