Na madrugada desta terça-feira (29), o Brasil recebeu a notícia de um dos maiores – senão o maior – acidente do mundo do esporte: a queda do voo que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, para a disputa da primeira partida da final da Copa Sul-Americana. De acordo com informações das autoridades locais, ao menos 75 pessoas, das 81 que estavam no avião, morreram. Além da equipe e da tripulação, estavam no voo jornalistas e convidados.

Parlamentares do PCdoB lamentaram a tragédia. “É uma tragédia que deixa todos nós entristecidos. A Chapecoense é exemplo de superação. Tinha um time jovem, aguerrido, que vinha num momento brilhante. Este acidente nos deixa absolutamente consternados. Nos solidarizamos com as famílias de todas as vítimas nesse momento”, afirma o líder da Bancada Comunista, deputado Daniel Almeida (BA).

Para a deputada Angela Albino (PCdoB-SC), o dia amanheceu atordoado pelo profundo sentimento de tristeza. “A tragédia que se abateu sobre a Chapecoense e demais profissionais e amigos que acompanhavam o time consterna a todos nós. Minha solidariedade a todos”, diz.

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) também manifestou solidariedade com os familiares, amigos, torcedores. “É uma tragédia que choca, comove e entristece todo o mundo. É uma grande ironia da história. Um time de uma cidade com apenas 210 mil habitantes faz um trabalho tão bonito, vence tantas equipes grandes, chega a uma final continental inédita e passa por uma tragédia como essa”, lamenta o parlamentar.

Os comunistas Alice Portugal (BA), Jandira Feghali (RJ), Jô Moraes (MG), Moisés Diniz (AC), Orlando Silva (SP), Rubens Pereira Júnior (MA) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também se solidarizaram com as famílias em suas redes sociais.