Parlamentares do PCdoB e do PT foram ao Ministério da Justiça nesta terça-feira (23) pedir abertura de investigação sobre as denúncias da jornalista Mirian Dutra contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em entrevistas divulgadas na última semana, Mirian afirmou que FHC teria usado a empresa Brasif Exportação e Importação para enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006.

Para o líder da Bancada Comunista, deputado Daniel Almeida (BA), as informações relatadas pela jornalista apontam para crimes de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária. “É preciso que se investigue. O Brasil está numa fase de investigar todos os agentes públicos, então, nós fomos pedir para que se analise a possibilidade de fazer a investigação dessas denúncias. A sociedade tem o direito de ser esclarecida”, declara.

A quebra do silêncio de Miriam traz à tona a necessidade das investigações abrangerem figuras públicas que estão na oposição. “Temos que olhar os ilícitos dos que nos atacam. Eles não têm moral para fazer ataques à esquerda. Nossa preocupação é para que se apure se há ou não ilícito nesta questão, porque uma denúncia deste tipo não pode passar ao largo de uma observação mais explícita da Polícia Federal”, afirma a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

De acordo com os deputados, o ministro José Eduardo Cardozo afirmou que vai encaminhar o pedido de investigação ao diretor-geral da Polícia Federal para que ele decida qual superintendência do órgão conduzirá as investigações: se a de São Paulo, onde FHC mora, ou a de Brasília, devido às denúncias se referirem ao período em que Fernando Henrique era presidente da República.

“Queremos impedir uma investigação seletiva e garantir uma apuração irrestrita e completa”, diz o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA).