Após a reforma administrativa da presidenta Dilma Rousseff, o novo ministro da Defesa, Aldo Rebelo, participou de reunião-almoço nesta quarta-feira (7) com a Bancada do PCdoB no Congresso. No encontro, ele destacou resultados da sua gestão à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia e apresentou prioridades para o trabalho na nova Pasta assumida.

“Fizemos um esforço para reconstruir a Ciência e Tecnologia e fortalecer o Ministério. Na Defesa, temos prioridades em programas desenvolvidos nas três Forças. A recuperação material e o fortalecimento da indústria de defesa são pontos que devem receber a atenção na minha gestão”, garantiu o ministro Aldo Rebelo durante a reunião.

Aldo Rebelo toma posse

Na manhã de quinta-feira (8), houve a cerimônia de transmissão de cargo de Jaques Wagner ao ministro Aldo Rebelo no Clube Naval de Brasília. Autoridades e representantes dos três poderes prestigiaram o evento. Em seu discurso, o ministro destacou a importância das Forças Armadas na preservação da democracia e das instituições do país.

Aldo falou ainda da crise de valores que atinge o Brasil e pediu o respeito à disciplina e à hierarquia. “O Brasil e o mundo se deparam hoje com uma crise de valores, a exacerbação do individualismo da sociedade de consumo e o desconhecimento da autoridade, da disciplina e da hierarquia.”

Em relação à crise política do país, o ministro enfatizou que as Forças Armadas devem responder aos desafios geopolíticos. “A sociedade precisa de coesão, disciplina e hierarquia. Precisa ser forte, sem que isso signifique a negação da democracia, das disputas naturais entre os partidos, entre grupos políticos. Essas disputas não podem sufocar o interesse nacional.” 

Veja a cobertura fotográfica da posse do ministro.