A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 133/15, do deputado João Derly (PCdoB-RS), que destina pelo menos 15% dos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para financiamentos de moradias de jovens com idade entre 18 e 29 anos.

De acordo com o parlamentar, a reserva de 15% para financiamentos de pessoas com 18 a 29 anos ajudará a combater o déficit habitacional na sua origem e evitar que se perpetue a situação de descaso atualmente vivenciada pelos jovens do nosso País. “É preciso garantir que uma parcela dos recursos voltados para habitação popular seja disponibilizada para a população jovem, para que possamos combater a coabitação familiar involuntária, que tanto transtorno traz à vida daqueles que estão começando a construir o seu próprio núcleo familiar”, relatou Derly.

O projeto altera a lei de criação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (Lei 11.124/05), que financia moradias para famílias de baixa renda. A principal fonte de recursos é o FNHIS.

O PL 133/15 tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisado nas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações da Agência Câmara