Em mais uma iniciativa para combater a violência contra a mulher no país, a presidenta Dilma Rousseff inaugurou a Casa da Mulher Brasileira do Distrito Federal nesta terça-feira (2). Essa é a segunda unidade do projeto. A primeira foi aberta em Campo Grande (MS), em fevereiro deste ano, e já está em funcionamento. Até 2018, serão 27 casas implantadas em todas as capitais brasileiras.

O evento contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM). A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) prestigiou o lançamento. Maria da Penha, que deu nome à lei brasileira criada para proteger a mulher da violência doméstica, também participou da cerimônia. “Ter uma casa dessas é a maior política pública criada para a mulher. Essa política pública vai fazer a grande diferença no país”.

A Casa da Mulher Brasileira do DF constitui mais uma frente no combate à violência contra as mulheres da Capital do País. Cento e vinte profissionais estarão à disposição das mulheres vítimas de diversos tipos de violência. O espaço, que fica localizado na 601 Norte, conta com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado; Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros. A iniciativa é parte do Programa Mulher, Viver sem Violência, do governo federal, e a gestão ficará por conta do governo distrital, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

"Aqui, as mulheres vão encontrar proteção contra a violência, além de abrigo e apoio para recomeçar a vida", afirmou Dilma. Alice parabenizou a presidenta pelo projeto. “Testemunho a inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Brasília. Centro de acolhimento multidisciplinar em atenção à mulher vítima de violência. Parabéns Presidenta Dilma Rousseff pela grande realização”.