O compositor cearense Humberto Teixeira foi um dos grandes nomes da cultura brasileira. Nascido em Iguatu, em 5 de janeiro de 1915, ganhou destaque nacional e trabalhou pela afirmação artística e cultural do povo nordestino, e por sua valorização em todo o Brasil. Ele faleceu em 3 de outubro de 1979. A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (26), às 10h, uma sessão solene em sua homenagem.

“Apresentamos esse requerimento para contribuir com as comemorações dessa data marcante e fundamental, que é o centenário de Humberto Teixeira. Esperamos que a sessão possa reunir pessoas ligadas à trajetória do doutor do baião e à cultura e à arte como um todo, como uma ação a mais neste ano em que o Ceará e o Brasil certamente vão render muitas homenagens a ele”, relata o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), requerente da sessão junto ao parlamentar Odorico Monteiro (PT-CE). Estarão presentes o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a atriz Denise Dumont, filha de Humberto Teixeira, e grandes músicos do Ceará e do Distrito Federal.

Durante a cerimônia, serão interpretados clássicos do repertório de Humberto Teixeira, como as parcerias com o inesquecível Luiz Gonzaga em “Asa branca”, “Baião”, “Assum preto” e “Juazeiro”. “Humberto cantou as coisas simples da vida do povo. O cotidiano, os costumes, a natureza, a força do nordestino, os personagens do sertão, os desafios das desigualdades e da luta por uma vida mais justa, sem deixar de passar pela alegria da nossa gente”, destaca o deputado Chico Lopes.