Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza ação na Câmara dos Deputados para conscientizar a população sobre os riscos do uso indiscriminado de remédios. A atividade marca o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio. Farmacêutica de formação e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da categoria, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), lembra que o uso de medicamentos precisa ser tratado com responsabilidade. A parlamentar destacou ainda a importância da Lei 13.021/14, conhecida como Lei da Farmácia, que determina a permanência de um farmacêutico durante todo o período em que a farmácia estiver aberta.

“O medicamento é essencial para o processo de atenção à saúde como um todo. Remédio não é uma mercadoria qualquer e precisa ser ter a orientação de um médico e de um farmacêutico. A aprovação da Lei da Farmácia foi um advento importante de assistência à saúde, pois garante a saúde da população”, afirma.

Para chamar a atenção do público-alvo, o CFF distribuiu caixa do medicamento “Dornein”, que contém uma surpresa: em lugar do blister e da bula, foi inserido o convite para a ação e um alerta para quem está acostumado a utilizar medicamentos sem orientação ou prescrição de profissional da saúde.

“Ninguém deve usar medicamentos sem orientação de um farmacêutico. Ele é o profissional da saúde que detém as informações sobre o medicamento, pois acompanha todo o ciclo de produção, do desenvolvimento das fórmulas até a dispensação. E o mais importante é que seus serviços são acessíveis (estão disponíveis nas drogarias e farmácias), podendo ser amplamente utilizados pelo cidadão”, comenta Walter Jorge João, presidente do Conselho.