O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal, criticou, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, para 13,25%, o nível mais alto em seis anos. Para o deputado, a decisão é "mais um retrocesso” na luta da sociedade por juros mais baixos e por melhores condições para geração de emprego, renda e desenvolvimento.

“Lamentamos mais essa elevação da taxa de juros. Novamente, a equipe econômica apresenta uma medida conservadora, porque a luta da sociedade brasileira, de quem quer mais avanço, desenvolvimento, emprego e renda, é por juros mais baixos, por incentivo à produção e não à especulação financeira, que é o que acontece quando os juros sobem”, afirma.

O aumento da taxa de juros funciona como um mecanismo para conter a inflação, que atualmente está em 8,25% para 2015, segundo apontou o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. Com altas taxas, fazer empréstimos e financiamentos se torna mais caro, o que faz com que o consumo seja reprimido.

“Precisamos é de mais investimentos, de mais obras de infraestrutura, para fazer a economia crescer, gerar emprego, valorizar as empresas brasileiras, com juros mais baixos”, afirma o deputado.