Deputados e senadores relançaram nesta quarta-feira (15) a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica. O grupo será presidido pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e contará com apoio das entidades ligadas à categoria.

A deputada destacou as vitórias já alcançadas pelo grupo, como a aprovação da Lei 13.021/14, que transformou a farmácia brasileira em estabelecimento de saúde. “Esta lei está em vigor e a prioridade da nossa Frente é fazer cumprir a lei, ou seja, a farmácia deixar de ser um simples comércio para ser a garantidora do uso racional de medicamento, da diminuição da automedicação, da garantia da orientação ao paciente de como deva utilizar o medicamento prescrito. Além disso, teremos grandes inserções no debate sobre a saúde pública brasileira, o seu sub-financiamento e a necessidade do farmacêutico estar na equipe multidisciplinar de saúde, como o Programa de Saúde da Família”, destacou a deputada.

Para o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, a frente parlamentar é um importante espaço de interlocução da categoria com o Congresso Nacional. “Quando nós trazemos para o Congresso Nacional a nossa luta por um piso salarial, alguns acreditam que é apenas uma luta corporativa, mas na verdade queremos dar o devido valor à contribuição que esse nosso ofício tem para o desenvolvimento do nosso país e da saúde do povo brasileiro.”

“Se houve um grande ganho para a sociedade e para os farmacêuticos, um avanço transformador dentro deste Congresso Nacional, foi a partir da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica”, afirmou Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Entre as pautas destacadas para este ano, estão a aprovação do piso salarial nacional, que tem como valor base o equivalente a 10 salários mínimos, a luta pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, a inserção qualificada dos farmacêuticos no SUS.

Deputados do PCdoB, como Davidson Magalhães (BA), Jandira Feghali (RJ), João Derly (RS), Jô Moraes (MG), Luciana Santos (PE), Orlando Silva (SP) e Wadson Ribeiro (MG) participaram do lançamento. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também esteve presente.