Davidson Magalhães (PCdoB-BA) propôs políticas integradas de combate à violência em audiência com a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, nesta segunda-feira (9). O alto índice de mortes entre os jovens em Itabuna, município do interior baiano, motivou a iniciativa do parlamentar para que se implemente o Plano de Enfrentamento à Violência Letal de Crianças e Adolescentes na cidade. 

O objetivo do projeto é definir estratégias e políticas públicas para reduzir a incidência de homicídios entre a população jovem no Brasil. Itabuna, cidade natal do parlamentar, apresenta uma realidade de 17,11 mortes de jovens de 12 a 18 anos por cada mil habitantes, o maior entre todas as cidades brasileiras com população acima de 200 mil habitantes. 

“A ideia é que a cidade se torne um modelo de ações integradas com educação, esporte e cultura para resgatar os jovens da vulnerabilidade social que os leva ao crime”, destacou Davidson. Ainda de acordo com o parlamentar a ministra demonstrou preocupação com a situação de Itabuna e disse que está disposta a colaborar.  

Ideli Salvatti anunciou, no final de janeiro, a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial, que será responsável por elaborar o Plano.  Além da Secretaria de Direitos Humanos, o grupo de trabalho será composto por representantes da Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No entanto, outros órgãos poderão aderir à iniciativa. O plano deve ser lançado ainda em 2015.

De Brasília, Iberê Lopes

Edição: Christiane Peres