As articulações do governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para melhorar a vida da população do estado chegaram à Brasília. Na tarde de quarta-feira (12), Dino reuniu-se com a bancada maranhense para tratar das emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, que deverão ser enviadas pelos deputados e senadores até o próximo dia 20.

A LDO define as grandes linhas do orçamento e regulamenta sua preparação, indicando as despesas prioritárias e como elas devem ser organizadas. Flávio Dino destacou três áreas que considera prioritárias para a destinação das emendas da bancada: saúde, água e saneamento, e, habitação.

“Temos problemas muito graves a serem solucionados na saúde, como conclusão de obras, aquisição de equipamentos, melhorias nos hospitais regionais; saneamento e tratamento de água é outro ponto essencial, estamos em último lugar no Maranhão nisso; e na habitação, precisamos reverter o déficit habitacional do nosso estado de 450 mil moradias”, destaca o governador eleito.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 93,5% das casas do Maranhão não possuem tratamento de esgoto adequado à população. O relatório do último Censo (2010) revela que apenas 19,3% dos domicílios no estado possuem saneamento básico.

Já em relação ao déficit habitacional, na contramão do resto do país, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD-2012), o Maranhão apresenta um dos piores índices. Esse indicador informa a necessidade de construção de moradias populares e mostra que as habitações que já existem são incapazes  de atender dignamente os moradores. No Nordeste, 1,6 milhão domicílios apresentam péssimas condições de moradia. O Maranhão tem 25% desse total, um dos maiores déficits habitacioanais de todo o país.

Dino reforçou a importância da união da bancada na garantia de melhores condições para a população maranhense. Aberto ao diálogo, o futuro governador do estado, demonstrou disposição e habilidade no trato político. “Espero contar com vocês para nos ajudar nesse esforço de melhorar a qualidade de vida do povo do Maranhão. Agora devemos trabalhar cada vez mais juntos para melhorar a execução de projetos no nosso estado, que é baixíssima, apenas 25%, nos últimos anos. Os outros 75% se perderam nos descaminhos da burocracia”, afirma.  

Para o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA), eleito para a próxima legislatura, Dino sinalizou uma abertura concreta e permanente ao diálogo com todos os parlamentares. “Isso valoriza o Poder Legislativo, os representantes do povo e a nossa luta em defesa dos maranhenses. Ele deixou claro que a eleição já passou, que não tem mais lados políticos e que devemos, como dizia o lema da campanha dele ‘estar todos juntos pelo Maranhão’”, avalia.

Ao final da reunião com a Bancada do Maranhão, Flávio Dino teve encontro com a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), e outros parlamentares do partido. Acompanhado de Jandira, o governador eleito visitou o Plenário da Casa e conversou ainda com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também acompanhou a visita.

De Brasília, Christiane Peres e Iberê Lopes