Sociólogo, natural de Macapá, o deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB-AP) tem em sua trajetória política a luta pela valorização da cultura brasileira e o combate ao preconceito racial. Nas eleições de 2014, disputa o quinto mandato para a Câmara dos Deputados.

Relator do projeto que instituiu o Dia Nacional da Mulher Negra (Lei 12.987/2014), Milhomen acredita que a criação da data ajuda na afirmação dessas mulheres e no combate ao racismo em todos os espaços. No campo profissional, o IBGE apontou que 71% das mulheres negras ainda estão em ocupações precárias e informais, contra 54% das mulheres brancas e 48% dos homens brancos e “o Dia Nacional da Mulher Negra se contrapõe às desigualdades evidentes no Brasil”, destacou o parlamentar.

No Congresso, ficou conhecido como amigo da cultura e trabalhou pelo incentivo às tradições populares. Em quatro mandatos na Câmara dos Deputados, destinou recursos fundamentais para a reforma de espaços que incentivam a formação e a manutenção da cultura do Amapá. A atuação parlamentar, segundo o deputado, deve ser “um instrumento eficaz para a mudança na vida das pessoas, estando à disposição do trabalho em benefício do povo”.

Antes de chegar ao Congresso, já tinha militância política. Está no PCdoB desde 2003. Começou a vida política  aos 18 anos participando de movimentos estudantis e universitários. Em 1997, foi eleito e assumiu o cargo de vereador de Macapá por dois anos, quando, em 1999, tomou posse como deputado federal pelo Amapá em Brasília.


O deputado nas redes sociais:

www.deputadomilhomen.com.br/

Facebook.com/DeputadoMilhomen 


@DepMilhomen

Da Redação em Brasília

Com informações da assessoria do parlamentar