Em meio aos ataques israelenses que deixaram mais de 200 mortos palestinos e 1.500 feridos, parlamentares brasileiros, numa iniciativa suprapartidária,  se reuniram na embaixada da Palestina na manhã desta quarta-feira (16) para entregar uma carta ao embaixador Ibrahim Alzeben assinada por 54 entidades, entre elas o Cebrapaz do Distrito Federal (DF), manifestando a solidariedade ao povo palestino.

A deputada Jandira Feghali (RJ) liderou o grupo de parlamentares que se dispuseram a criar instrumentos necessários que permitam garantir os Direitos Humanos e pôr fim imediato à escalada de violência e alcançar um cessar-fogo permanente. 

“A omissão internacional não pode existir. É um genocídio o que se repete naquela região, com mulheres, crianças, idosos e grávidas. Há um muro que separa aquele território, há uma cerca levantada, e nós não podemos mais admitir, inclusive o descumprimento dos acordos feitos lá atrás [referência à Resolução 181 da Organização das Nações Unidas que, em 1947, decidiu por uma divisão do território]”, disse Jandira Feghali, líder do PCdoB na Câmara.

Para o embaixador da palestina Ibrahim Alzeben, a presença dos deputados à embaixada é um reflexo do posicionamento favorável do Brasil pelo fim do conflito. “Para nós, a posição dos deputados, representantes do povo, é muito importante e fundamental para a questão palestina”, afirma.

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), o líder do PROS, Givaldo Carimbão (AL), Alice Portugal (PCdoB-BA), Assis Melo (PCdoB-RS), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Luciana Santos (PCdoB-PE), Manuela D´Ávila(PCdoB-RS), também participaram da visita.

A Bancada do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Câmara emitiu nota oficial na última sexta-feira (11) na qual condena a violência entre Israel e Palestina. 

De Brasília, Tatiana Alves