A Câmara dos Deputados comemorou nesta terça-feira (10) o centenário de nascimento do cantor e compositor Dorival Caymmi. A homenagem foi realizada com o Plenário colorido pelas vestimentas de representantes das religiões de matriz afro-brasileira e de entidades de combate ao racismo. Os presentes ali estavam para, também, lembrar o Dia da África e enaltecer a diversidade étnica do povo brasileiro, tão presente nas letras do baiano que encantou gerações.

Para o autor do requerimento que deu origem a sessão solene, o também baiano deputado Delegado Protógenes (SP), Caymmi “tinha alguma coisa a mais”. “Caymmi nasceu com um dom musical espetacular, tanto para cantar quanto para compor e sempre retratar de forma precisa o povo brasileiro”, afirmou.

Para Danilo Caymmi, filho do compositor, comemorar o Dia da África na mesma data, não é coincidência. “Meu pai sempre exaltou a cultura afro-brasileira em sua carreira musical. Era adepto do candomblé. Agradeço a presença das Ialorixás, das pessoas ligadas à cultura negra, que tanto meu pai preservou como Obá. Eu estou muito feliz de estar dividindo com o dia da África e a presença de tão ilustres representantes da cultura negra no Brasil”, afirmou.

Para a presidente da Comissão de Cultura, deputada Alice Portugal (BA), as canções de Caymmi trazem “a mescla racial brasileira”. “Nossa mescla racial, cultural e do nosso tecido sincrético religioso está em suas músicas. Ele soube traduzir com leveza e fidelidade essas marcas culturais do Brasil.”

Preconceito
Marcos Rezende, representante do Coletivo de Entidades Negras, fez referência a Dorival como praticante e defensor das religiões de matriz afro-brasileira, contribuindo assim para o combate ao preconceito religioso. “Dorival Caymmi era um Obá de um terreiro de candomblé. Obá significa aquele que carrega a justiça, aquele que faz com que as palavras do Rei Xangô possam ser transmitidas na terra. Isso ajudou a diminuir o preconceito, mas o Brasil ainda passa por situações de intolerância”, lembrou.

“Dorival Caymmi foi importante para a transformação dessa realidade, mas ainda temos que combater a intolerância”, destacou o deputado Delegado Protógenes.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Iberê Lopes, estagiário de Comunicação
Edição: Christiane Peres