A noite desta quarta-feira (28) marcou uma importante vitória para a educação brasileira. Após quatros anos de discussões e polêmicas, parlamentares aprovaram o texto-base do Plano Nacional de Educação (PL 8.035/2010), que estabelece metas para a educação brasileira nos próximos 10 anos. Por acordo entre as lideranças dos partidos, os destaques apresentados ao texto serão analisados na próxima semana.

O deputado Gustavo Petta (SP), ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), encaminhou o voto do PCdoB favorável à matéria. Segundo ele, a mobilização estudantil foi essencial para a votação da matéria, que considera um marco para a educação brasileira. “Hoje é um dia histórico para a educação no Brasil. Nos próximos 10 anos teremos condições de tratar a educação como prioridade absoluta num projeto nacional de desenvolvimento”, pontuou.

O PNE pretende melhorar os índices educacionais brasileiros. Para tanto, a principal inovação da proposta em relação ao plano anterior, cuja execução acabou em 2010, é a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública.

Para a deputada Alice Portugal (BA) essa é mais uma vitória do PNE. “Precisamos garantir que os 10% sejam destinados à educação pública. Isso dará um salto de qualidade na educação do nosso país.”

Já o deputado Chico Lopes (CE) destacou que a aprovação da matéria marca “um novo e decisivo compromisso do Brasil com a qualidade da educação pública”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Christiane Peres