Na próxima terça-feira (1º), a Câmara dos Deputados fará uma extensa programação para marcar a resistência e o combate à ditadura militar. Além da sessão solene haverá um ato político e uma homenagem ao ex-deputado Rubens Paiva, cassado no regime militar e dado como desaparecido pelo Exército.

O ato político vai reunir representantes do PCdoB, PT e PDT e as fundações Maurício Grabois, Perseu Abramo e Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, além de familiares de Rubens Paiva, João Goulart e do estudante Honestino Guimarães, os dois últimos também vítimas da ditadura militar.

Antes do ato político, marcado para às 18h30, no auditório Nereu Ramos, haverá aposição do busto do ex-deputado Rubens Paiva, às 17h, no hall da taquigrafia.

Haverá ainda o lançamento do livro Perfil Parlamentar de Rubens Paiva. Escrito pelo jornalista Jason Tércio, o livro traz informações inéditas sobre a prisão e a morte do ex-parlamentar. A publicação apresenta, por exemplo, o documento, com carimbo de confidencial, a respeito da detenção de Rubens Paiva e informa que ele foi levado no dia 25 de janeiro de 1971 para o Quartel General da 3ª Zona Aérea e de lá para o extinto Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), no Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Com informações do Portal Vermelho