A posse dos candidatos eleitos para ocupar as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados ocorre no próximo domingo, dia 1º de fevereiro. Às 10 horas, em sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães, os deputados eleitos farão o juramento de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Entre os que tomarão posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 chegam à Câmara pela primeira vez. Na nova Bancada do PCdoB, sete parlamentares já são conhecidos na Casa – Alice Portugal (PCdoB-BA), Cadoca (PCdoB-PE), Chico Lopes (PCdoB-CE), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Jô Moraes (PCdoB-MG) e Luciana Santos (PCdoB-PE) – e seis estão no primeiro mandato – Aliel Machado (PCdoB-PR), Davidson Magalhães (PCdoB-BA), João Derly (PCdoB-RS), Orlando Silva (PCdoB-SP), Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) e Wadson Ribeiro (PCdoB-MG).

Blocos

Após a cerimônia de posse, os deputados terão até às 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

Candidatos à Presidência

Até o momento, quatro parlamentares anunciaram oficialmente suas candidaturas à Presidência da Casa: Arlindo Chinaglia (PT-SP), com apoio do PT, do Pros, do PCdoB e de parte do PR e do PSD; Chico Alencar (Psol-RJ), candidato oficial pelo Psol; Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apoiado por PMDB, PTB, Democratas, Solidariedade e PSC; e Júlio Delgado (PSB-MG), com apoio do PSB, do PSDB, do PV e do PPS. Os nomes para os demais cargos devem ser definidos na reunião de líderes de domingo. O prazo final para o registro das candidaturas na SGM se encerra às 17 horas, e a eleição da Mesa começa às 18 horas.

A abertura dos trabalhos legislativos ocorre no dia 2 de fevereiro, em sessão do Congresso Nacional, com leitura da mensagem presidencial pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Da Redação
Com informações da Agência Câmara