Fazer com que o número de mulheres na política aumente tem sido uma importante luta encabeçada pela Bancada Feminina no Congresso Nacional. O tema também deu significado especial à 13ª edição do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz entregue nesta terça-feira (25), no Plenário do Congresso, a cinco mulheres que se destacaram na luta por um país mais feminino, justo e igualitário.
 
Segundo a coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (MG), o prêmio faz dupla homenagem ao celebrar a luta de Bertha Lutz pelos direitos das mulheres e ao dar visibilidade ao trabalho de “pessoas invisíveis que constroem avanços no país”. “É um trabalho de enfrentamento das discriminações de gênero muitas vezes desconhecido. Bertha ousou desafiar o pensamento conservador e arrancar conquistas para as mulheres. Essas mulheres também ousam ao buscar um país mais feminino, igualitário”, disse.
 
As homenageadas com o Diploma Bertha Lutz em 2014 foram a militante do movimento feminista e secretária da Mulher do governo de Pernambuco, Cristina Maria Buarque; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes; a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia de Souza Monteiro Rocha; a ex-deputada estadual da Bahia Maria José Rocha (Zezé Rocha); e a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe, Maria Lygia Maynard Garcez Silva.
 
Assessoria de Comunicação
Liderança PcdoB CD
Christiane Peres