Eles apresentaram ao presidente a pauta de reivindicações, que incluem as votações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150/2003, que destina verba à cultura, e do Procultura – aprovado hoje na Comissão de Finanças e Tributação.  A ideia é votar a urgência do Procultura e levar a matéria para apreciação direta no Plenário da Casa para agilizar a tramitação do projeto.

Para a representante dos delegados, Rosa Coimbra, é essencial votar esses projetos para que a cultura seja fortalecida. "Nós estamos num momento em que não dá para aceitar que a cultura não receba investimento. Queremos a PEC 150 para ontem", destacou.

Os demais delegados presentes ao encontro cantaram parabéns pelos 10 anos de espera na Câmara, completamos pela PEC em setembro último.

Jandira Feghali lembrou que a cultura não é prioridade de governo, mas que vem crescendo em importância no Parlamento, mas que sua real valorização depende do orçamento. "Tivemos delegados de todos os estados aqui que apontaram a necessidade de votação dessas duas matérias. Sem isso nós não avançamos", disse.

O presidente da Casa se comprometeu a marcar uma reunião na próxima semana com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, para tratar do tema. Além dos parlamentares da Comissão de Cultura serão convidados representantes do setor cultural.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD

Com informações da Assessoria da CCult