Manuela recebeu a distinção por ter se destacado como personalidade civil. “É um grande reconhecimento receber uma medalha do ministro da Defesa e do comandante da Marinha”, disse a deputada.

A Ordem do Mérito Naval foi criada pelo decreto 24.659, de 11 de julho de 1934, com o objetivo de premiar os militares da Marinha que tenham se distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços à Marinha.

A insígnia da Ordem do Mérito Naval tem, no anverso, a efígie da República, rodeada de um círculo de esmalte azul, no qual estão gravadas as palavras “Mérito Naval” e, no anverso, em idêntico círculo, a palavra “Brasil”.

A Grã-Mestra da Ordem é a presidenta da República Dilma Rousseff.  A Ordem é constituída por dois quadros: ordinário, integrado por oficiais de carreira da Marinha, em serviço ativo, e suplementar, onde se classificam as demais personalidades e instituições.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD