O primeiro número traz em suas quatro páginas uma análise sobre o ano de 2012 feita pela líder, deputada Luciana Santos, e as perspectivas para 2013. Também os deputados apresentam seus balanços do ano e a comentam os temas polêmicos que devem ser debatidos no Congresso na próxima sessão legislativa.

A publicação terá, a partir do próximo ano, periodicidade mensal, com comentários e análises sobre as atividades legislativas da Bancada do PCdoB na Câmara.

O título “Tribuna Parlamentar” é uma referência ao jornal "Tribuna Operária", considerado uma das mais importantes experiências do jornalismo popular no Brasil. Começou a circular em 1979, período de retomada das greves operárias e da anistia política, e encerrou seu trabalho jornalístico em 1989, ano das primeiras eleições presidenciais após o fim da ditadura militar.

De acordo com a Fundação Maurício Grabois, em livro que conta a história da publicação, o jornal tinha como público alvo principal a classe operária, mas também era lido por camponeses, sindicalistas, estudantes, professores, jornalistas etc. Com uma equipe pequena de redatores conseguia noticiar em suas páginas as grandes e pequenas lutas populares que pipocavam por todo  o país, porque contava com uma grande rede de colaboradores, conhecidos como “tribuneiros”.

Com a democracia instalada no país, o Tribuna Parlamentar marca a partir de agora a luta dos parlamentares do PCdoB pela manutenção dos ideais democráticos e socialistas que imprimem a trajetória de 90 anos do Partido Comunista do Brasil.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD