Márcio Jerry critica posicionamento capacitista de Mário Frias: “Fala preconceituosa e inaceitável”

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) repudiou com veemência as declarações de Mário Frias (PL-SP) contra políticas de inclusão. Durante sessão nesta terça-feira (1º), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio à fala do ex-secretário de Cultura.
“Nós temos nos comportado aqui, desde que essa Comissão foi criada, como uma trincheira avançada e coesa de luta contra o capacitismo, contra toda forma de discriminação. E não poderíamos jamais nos omitir. Essa fala realmente é absolutamente inaceitável”, afirmou Jerry, um dos autores da moção.
Para o parlamentar, o posicionamento da comissão é não apenas necessário, mas urgente diante da gravidade do discurso proferido por Frias. “A gente se soma aqui a milhares de vozes, algum milhão de vozes no Brasil inteiro, que também repudiam essa atitude, essa fala capacitista e preconceituosa”.
A moção foi motivada por uma publicação feita por Mário Frias no último dia 24 de março, na qual ele atacou diretamente a agenda de inclusão. No vídeo divulgado em suas redes sociais, o deputado afirmou que “toda essa ladainha de inclusão deve ser eliminada da direita. Isso é narrativa da esquerda, que visa segregar pessoas em categorias e alimentar guerra de classe em um novo sentido (…). Não precisamos de inclusão, medidas afirmativas e todo o resto da ladainha psicopatológica da esquerda (…). Chega dessa ladainha dentro da direita.”
A fala gerou forte reação de entidades, parlamentares e defensores dos direitos das pessoas com deficiência. Para eles, o conteúdo expressa visão discriminatória e desrespeitosa às políticas públicas que buscam garantir equidade e dignidade a grupos historicamente marginalizados. Além da moção aprovada pela Comissão, o episódio deve motivar novos desdobramentos no Congresso e junto a órgãos de defesa dos direitos humanos.