A bancada do PCdoB anunciou na manhã desta quinta-feira (31) o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara, que ocorre em fevereiro do ano que vem.

De acordo com o líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), a decisão da bancada foi tomada após diálogo com todos os candidatos. Para o parlamentar, “é importante colaborar com a mais ampla convergência da Casa, sintonizando com a governabilidade do presidente Lula”.

“O programa de governo comandado pelo presidente Lula precisa, e tem tido, um apoio importante do Congresso. Temos uma confiança grande de que podemos ampliar ainda mais a convergência aqui na Casa e que possamos construir um processo de mais fortalecimento de uma governança aqui na Casa, que assegure a necessária governabilidade ao país, a defesa da democracia e o funcionamento pleno da Câmara dos deputados”, destacou Jerry.

Com o apoio do PCdoB, Motta já contabiliza sete partidos aliados.

Na entrevista concedida na Liderança do PCdoB, Hugo Motta reafirmou o compromisso de conduzir a Câmara de forma equilibrada, com amplo diálogo, dando prioridade às pautas de interesse da população.

“Conversamos ontem à noite e fiz questão de vir pedir apoio ao PCdoB por sua importância na Casa e por sua história. O PCdoB sempre foi um partido muito democrático para discutir os temas e procura um entendimento a favor do país. Nessa conversa de ontem, alinhamos que o partido estaria no dia de hoje hipotecando o apoio à nossa candidatura para que possamos juntos construir, à frente da Câmara, uma gestão onde não só valorizemos o papel do PCdoB, mas que tenhamos um grande encontro de forças políticas em favor do nosso país, procurando garantir o bom funcionamento da Casa. Vamos focar em assuntos que representem avanços à população, conduzindo a Casa com equilíbrio, fazendo com que o Poder Legislativo possa produzir mais e que a Câmara possa ser a grande protagonista no processo de avanço do Brasil no que diz respeito às mudanças legislativas”, pontuou.

Também participaram da coletiva os deputados Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Orlando Silva (SP) e Renildo Calheiros (PE).