Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Márcio Jerry (MA), expressou seu apoio à proposta de tributação dos super-ricos no Brasil, destacando-a como um ponto crucial para enfrentar as disparidades socioeconômicas no Brasil. Jerry reforçou sua posição ao comentar a recente declaração conjunta dos presidentes dos Estados Unidos e França, Joe Biden e Emmanuel Macron.

“A proposta do presidente Lula, que tem pautado o debate global, é de suma importância para o combate às desigualdades”, afirmou o parlamentar em sua declaração. O comunicado conjunto dos presidentes Biden e Macron, divulgado no último sábado (8), reflete o apoio internacional à iniciativa brasileira, ressaltando a necessidade de uma cooperação internacional mais estreita para implementar uma tributação progressiva e justa para os chamados “super-ricos”.

O comunicado conjunto dos líderes dos EUA e da França, emitido após a visita de Biden à França na semana passada, enfatizou a importância de uma abordagem colaborativa para enfrentar questões econômicas globais. Este comunicado ocorreu durante as comemorações do aniversário de 80 anos do Dia D, destacando ainda mais a relevância histórica da cooperação internacional.

A defesa da tributação dos super-ricos no Brasil tem sido promovida principalmente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e tornou-se um dos principais temas durante a presidência rotativa exercida pelo Brasil no G20 deste ano. O G20 é um fórum que reúne as principais economias planejadas e emergentes do mundo, e o Brasil tem liderado esforços para priorizar discussões sobre cooperação internacional em relação à tributação.

A proposta de tributação dos super-ricos visa não apenas promover uma distribuição mais equitativa da riqueza, mas também fortalecer a capacidade do Estado em fornecer serviços essenciais.