O líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA) participou nesta segunda-feira (27), da Plenária Unificada das categorias da educação federal que estão em greve, reafirmando seu compromisso com a defesa e melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação. Além de ouvir os técnicos das instituições de nível superior, o parlamentar – que também atuou como professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – reforçou sua disposição em atuar na mediação junto ao governo Lula, ao ministro da Educação, Camilo Santana, e à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para que os dois lados cheguem a um consenso quanto às reivindicações.

Márcio Jerry destacou os avanços significativos na gestão sob a presidência de Lula, mas enfatizou a necessidade de continuar lutando por condições melhores para os trabalhadores. “Precisamos encontrar soluções que atendam às demandas dos profissionais da educação e estou junto para ajudar na mediação com o governo federal. Na luta, sempre!”, declarou.

A greve já dura mais de um mês e várias rodadas de negociação têm acontecido. O governo federal respondeu à pauta de indicações dos profissionais da educação, mas não cumpriu itens considerados importantes pela classe, gerando a necessidade de continuidade nos debates. Esta segunda-feira marcaria o fim dos trabalhos da mesa de negociação, mas as discussões prosseguem, a fim de que as reivindicações dos trabalhadores possam ser atendidas de maneira satisfatória.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) contabiliza que 59 universidades filiadas à sua base aderiram à greve. Já o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) aponta que a paralisação atinge mais de 560 unidades da rede federal de educação.