Técnicos-administrativos de universidades federais e de institutos federais lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (16), em defesa do reajuste salarial da categoria. Em greve há mais de um mês, os servidores lutam ainda por melhores condições de trabalho e contra o subfinanciamento dessas instituições.

Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), reiterou seu apoio à greve e seu compromisso em defesa dos direitos dos servidores.

“É hora de ampliar a luta pelos nossos direitos. A democracia só se consolida com a garantia de participação da sociedade. E essa é uma luta justa. Não é apenas por reposição salarial de categoria que menos ganha, é também uma luta em defesa da reposição orçamentária para as universidades federais e institutos federais funcionarem adequadamente”, pontuou Alice.

Na última semana, a parlamentar e outros membros das Frentes da Educação e em Defesa das Universidades Públicas se reuniram com a ministra a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para levar as demandas da categoria.

O ato abriu ainda a Jornada de Lutas dos servidores federais em busca de avanços na pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024.

Enquanto a Câmara recebia as reivindicações dos servidores, no Senado, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmava que o governo deve disponibilizar novos recursos para atender as demandas dos servidores técnico-administrativos e professores das universidades e institutos federais.

“O governo já sinalizou com recursos adicionais para que a gente possa negociar com os servidores técnicos e servidores, a questão, não só do plano [de cargos e salários], mas também do reajuste salarial para essa categoria”, afirmou Santana.

Camilo Santana informou que esse anúncio será feito pela ministra Esther Dweck, que lidera a negociação com os servidores.

A expectativa é que uma nova proposta seja apresentada na sexta-feira (19).