A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara aprovou nesta quarta-feira (22) um conjunto de ações para acompanhar a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. Entre as medidas propostas pela presidente do colegiado, deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), está a realização de diligências nos abrigos das cidades atingidas pelas enchentes.

Segundo Daiana, com as diligências, os parlamentares do colegiado poderão verificar in loco as violações de direitos humanos relatadas em denúncias recebidas pela comissão, como as relativas a abusos sexuais contra crianças e adolescentes, por exemplo. Dessa forma, descreve a parlamentar no requerimento, a comissão poderá elaborar “sugestões práticas às autoridades locais de forma a garantir de maneira eficaz a incolumidade física e a dignidade dos grupos mais vulneráveis presentes nos abrigos”.

A parlamentar aprovou também a realização de diligência destinada à organização de um seminário em local público no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de ouvir movimentos sociais e pessoas afetadas pelas chuvas.