O Grupo de amizade Brasil–Cuba da Câmara dos Deputados, recebeu na manhã desta quarta-feira (15), a visita do presidente do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino), deputado Rolando Miguel González Patricio, acompanhado do embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos.

O encontro endossou a necessidade de o parlamento brasileiro e o governo federal efetivarem acordos bilaterais visando a troca de experiência entre os países, além do fomento ao turismo e a produção técnico-científica em diversos setores da economia.

Líder do PCdoB na Câmara e membro do grupo de amizade Brasil-Cuba, o deputado federal Márcio Jerry (MA) reafirmou o compromisso de estreitar o diálogo para que os acordos bilaterais possam ser viabilizados.

“É fundamental que a gente mostre ao parlamento brasileiro e ao governo a necessidade de validarmos os acordos bilaterais entre Brasil e Cuba, seja para fomentar o turismo, oferecer tecnologia de produção de grãos e manejos do solo, e até mesmo avaliarmos parcerias para produção de medicamentos”, pontuou. 

A deputada federal Alice Portugal, que é presidente do Grupo de amizade Brasil-Cuba ressalta que essa parceira tende a ser benéfica aos dois países, além de ajudar Cuba a contornar os problemas do bloqueio que vem gerando efeitos desastrosos no país.

“Precisamos ajudar Cuba nesse processo de reconstrução. Já existem parcerias com a Embrapa, mas Cuba ainda carece de novos acordos que ajudem, por exemplo, a rediscutir um novo modelo energético. Por outro lado, eles têm muito a oferecer em contrapartida nas áreas da saúde, no campo da pesquisa científica para tratamento de algumas doenças, como o vitiligo e produção de medicamentos”, disse a deputada 

Os deputados do PCdoB Orlando Silva (SP) e Renildo Calheiros (PE) também participaram da reunião.