Parlamentares da Frente Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira se reuniram nesta quarta-feira (20) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar um diagnóstico e propostas para a retomada do setor.

A indústria naval no Brasil tem passado por altos e baixos ao longo dos anos. No final da década de 2000, houve grande impulso no setor, com a descoberta de reservas de petróleo na camada pré-sal, o que levou a um aumento na demanda por plataformas de petróleo e embarcações de apoio, impulsionando a construção naval no país. No entanto, a indústria naval brasileira enfrentou dificuldades recentes devido à crise econômica do país e à queda nos preços do petróleo. Muitas empresas do setor enfrentaram problemas financeiros e reduziram produção ou fecharam suas portas.

Com o objetivo de reunir iniciativas públicas e privadas que contribuam com o desenvolvimento econômico e social do país a partir da expansão das cadeias produtivas geradas pelo setor naval, a Frente se reuniu intensamente em 2023 e sistematizou um documento com propostas, que foram, agora, apresentadas para o presidente Lula.

No documento, os parlamentares apontam, por exemplo, a necessidade de ampliar a exigência de conteúdo local mínimo para viabilizar e alavancar a participação da indústria nacional na construção de plataformas no Brasil; o fortalecimento do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e a destinação de 10% do seu saldo como Fundo Garantidor, a financiamentos tomados por estaleiros para projetos de investimentos em modernização e aumento de capacidade; revisão da Lei nº 14.301/22, conhecida como BR do Mar, para garantir a soberania e a indústria naval nacional, a navegação de bandeira nacional e a empregabilidade dos brasileiros.

Para deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a Frente saiu da reunião com uma importante decisão política: a retomada da indústria naval.

“Lula tem compromisso com o setor e é de extrema importância a retomada dessa indústria e da Marinha Mercante brasileira para a criação de empregos, recuperação da cadeia produtiva e fortalecimento da nossa soberania. O Brasil vai retomar o investimento na indústria naval. Esse foi o nosso sentimento depois da reunião com o presidente Lula”, disse Jandira.

Segundo ela, o presidente informou aos parlamentares que os ministérios estão discutindo todas as alternativas para que a indústria naval volte a construir no país com força, gerando emprego e renda de qualidade e fortalecendo a soberania nacional.