Com uma extensa agenda internacional, o vice-líder do Governo, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) integrou a comitiva oficial da Câmara dos Deputados em viagens internacionais para a Índia e China. As visitas tiveram início no dia 10 de outubro, onde o parlamentar participou em Nova Délhi, da 9ª Cúpula de Presidentes do Parlamento do G20, com a participação do primeiro-ministro, Narendra Modi.

“Foi uma viagem muito produtiva que expandiu as boas relações que o Brasil têm com esses dois países. Participamos do P20, o grupo de 20 países mais ricos que reuniu o Parlamento e elegeu o presidente da Câmara, Arthur Lira, para presidir o próximo encontro, ano que vem, no Brasil”, disse Daniel.

Parlamentares participaram do P20. Foto: Arquivo Pessoal

Após três dias na Índia, a comitiva brasileira seguiu para a China, onde se reuniu com parlamentares e empresários da potência asiática. Para o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China a viagem foi muito produtiva.

“A comitiva de Arthur Lira foi recebida na China com o status de chefe de Estado pelas principais autoridades na China, como Xi Jinping, presidente da Assembleia Nacional Popular. Tivemos muitas conversas com segmentos empresariais, apresentando o Brasil, falando das vantagens de ampliar as relações comerciais, culturais e as relações políticas com a China, e sentimos nessas conversas um grande interesse de maior aproximação entre os dois países.”

Almeida conta também que a comitiva tratou de investimentos que a China tem disposição de fazer no Brasil. “Algumas conversas concretas foram feitas com sinalizações de empreendimentos para investimentos também na Bahia. Fiquei muito animado. Foi uma viagem, portanto, com muitos bons resultados”, falou.

A viagem foi considerada estratégica, marcando um passo importante nas relações bilaterais entre os dois países, buscando fortalecer laços comerciais, promover a cooperação em diversas áreas e explorar oportunidades de investimento mútuo. “Esta viagem representa um marco significativo e demonstra o compromisso do Brasil em fortalecer seus laços com uma das nações mais influentes do mundo. Abrimos novas portas para uma parceria ainda mais sólida e mutuamente benéfica entre Brasil e China”, concluiu Daniel.