Parlamentares, entidades e representantes diplomáticos e da sociedade civil lançaram manifesto, no Congresso Nacional, em defesa do cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, em favor da paz e do fim do genocídio do povo palestino.

A mobilização ocorreu na Câmara dos Deputados na quarta-feira (8), dia em que se completou um mês do início dos bombardeios de Israel à Faixa de Gaza. Durante o evento, foi feita leitura de carta assinada por 61 deputados federais, que será entregue à Secretaria Geral da Presidência da República e ao Itamaraty.

O documento pede “um cessar-fogo urgente” e a “garantia de corredores   humanitários que possibilitem a entrada de ajuda à população de Gaza e a saída dos brasileiros que ali se encontram”.

Outra demanda é que “o governo brasileiro atue energeticamente pelo fim do genocídio, da ocupação e do apartheid, em defesa do respeito ao direito internacional e às resoluções da ONU”.

Os parlamentares solicitam também que o “governo brasileiro chame o embaixador do Brasil em Israel para consultas e que não se promulguem os acordos de cooperação militar e de segurança assinados por Bolsonaro com Israel”.

Além autoridades palestinas, oito embaixadores se fizeram presentes (Líbano, Síria, Líbia, Argélia, Irã, Catar,Turquia, Cuba, Egito, Venezuela, Tunísia e Liga Árabe).

Deputados do PCdoB apoiam causa palestina

Uma das organizadoras do evento, a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali, manifestou solidariedade a todas as famílias de civis mortos. Ela destacou que a luta histórica pela criação do Estado palestino não começou em 7 de outubro.

“São décadas de luta pela autonomia, pela soberania, pela paz duradoura, com a criação do Estado palestino. Essa é uma bandeira que nós nunca abrimos mão. Esse ato é muito importante, coloca no centro a soberania da Palestina, o direito do povo Palestino. O que nós estamos vendo é um genocídio ao vivo. É impossível ficar calado, é impossível ficar quieto, é impossível ficar imóvel diante de um genocídio tão brutal, passando ao vivo em todas as telas brasileiras. O silêncio da comunidade internacional não pode prevalecer”, afirma a deputada.

Jandira com representantes palestinos. Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Na avaliação de Jandira, o Brasil tende a “endurecer” as relações diplomáticas com Israel, após a retirada dos brasileiros do local.

“Não é possível manter relações diplomáticas tranquilas, passivas, relações econômicas, relações políticas, como se nada estivesse acontecendo. Então eu penso que o endurecimento vai acontecer, e é muito importante em nosso momento, somar os judeus progressistas, o povo palestino e as representações do Brasil para que a gente busque o cessar-fogo e a atenção humanitária ao povo que lá está. Acima de tudo buscamos a paz duradoura. Lutamos pela vida das pessoas que hoje são aterrorizadas e mortas em territórios palestinos”, complementa a parlamentar.

No Plenário da Câmara, Jandira enfatizou que a comunidade judaica não tem nada a ver com as atitudes criminosas do Estado de Israel. “Quero dizer, em particular à comunidade judaica brasileira, que nós lutaremos contra o antissemitismo, porque não é correto que o povo pague pelas ações criminosas do Estado de Israel”.

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) é preciso garantir a chegada da ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

“Não é somente tirar palestinos, é necessário cessar-fogo, garantir a chegada da ajuda humanitária, dos gêneros de primeira necessidade, de água, de socorro, de médicos. Não é possível que os palestinos estejam submetidos a uma condição de prisioneiros em sua própria terra. Essa é a nossa opinião. Viva o povo palestino, pela garantia do seu Estado, pela liberdade da sua autodeterminação”, destaca a parlamentar.

Leia a carta na íntegra:

Hoje, 8 de novembro, se completa um mês desde o início dos bombardeios de Israel à Faixa de Gaza. Como disse o presidente Lula, nada pode justificar este genocídio: mais de 10 mil pessoas já foram mortas em Gaza, cerca de metade delas crianças. Além disso, centenas de milhares de casas foram destruídas e toda a população sofre com as restrições ilegais e desumanas de acesso a água, comida, energia e internet. Na ONU, a ampla maioria dos países aprovou uma resolução chamando por um cessar-fogo urgente, mas Israel declarou que não tem intenção de parar e intensificou os ataques contra o povo palestino. Nesse contexto, a ação da comunidade internacional é de suma importância, de modo que:

1. Ecoamos o chamado por um cessar-fogo urgente e pela garantia de corredores humanitários que possibilitem a entrada de ajuda à população de Gaza e a saída dos brasileiros que ali se encontram;

2. Urgimos ao governo brasileiro que atue energicamente pelo fim do genocídio, da ocupação e do apartheid, em defesa do respeito ao direito internacional e às resoluções da ONU;

3. Solicitamos ao governo brasileiro que chame o embaixador do Brasil em Israel para consultas e que não se promulguem os acordos de cooperação militar e de segurança assinados por Bolsonaro com Israel.

Deputadas/os que assinam:

1.    Erika Kokay (PT/DF)

2.    Fernanda Melchionna (PSOL/RS)

3.    Glauber Braga (PSOL/RJ)

4.    Jandira Feghali (PCdoB/RJ)

5.    Luizianne Lins (PT/CE)

6.    Padre João (PT/MG)

7.    Adriana Accorsi (PT/GO)

8.    Airton Faleiro (PT/PA)

9.    Alencar Santana (PT/SP)

10.    Alexandre Lindenmeyer (PT/RS)

11.    Alfredinho (PT/SP)

12.    Alice Portugal (PCdoB/BA)

13.    Ana Paula (PT/PR)

14.    Ana Pimentel (PT/MG)

15.    Bohn Gass (PT/RS)

16.    Carol Dartora (PT/PR)

17.    Chico Alencar (PSOL/RJ)

18.    Daiana Santos (PCdoB/RS)

19.    Dandara (PT/MG)

20.    Daniel Almeida (PCdoB/BA)

21.    Dr Francisco (PT/PI)

22.    Erika Hilton (PSOL/SP)

23.    Fernando Mineiro (PT/RN)

24.    Guilherme Boulos (PSOL/SP)

25.    Helder Salomão (PT/ES)

26.    Ivan Valente (PSOL/SP)

27.    Jack Rocha (PT/ES)

28.    João Daniel (PT/SE)

29.    Jorge Solla (PT/BA)

30.    José Airton (PT/CE)

31.    José Guimarães (PT/CE)

32.    Joseildo Ramos (PT/BA)

33.    Juliana Cardoso (PT/SP)

34.    Kiko Celeguim (PT/SP)

35.    Leonardo Monteiro (PT/MG)

36.    Lindberg Farias (PT/RJ)

37.    Luiza Erundina (PSOL/SP)

38.    Márcio Jerry (PCdoB/MA)

39.    Marcon (PT/RS)

40.    Maria do Rosário (PT/RS)

41.    Merlong Solano (PT/PI)

42.    Natália Bonavides (PT/RN)

43.    Nilto Tatto (PT/SP)

44.    Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ)

45.    Patrus Ananias (PT/MG)

46.    Paulão (PT/AL)

47.    Pedro Uczai (PT/SC)

48.    Professor Luciene (PSOL/SP)

49.    Reginete Bispo (PT/RS)

50.    Reimont (PT/RJ)

51.    Renildo Calheiros (PCdoB/PE)

52.    Rogério Correia (PT/MG)

53.    Rubens Otoni (PT/GO)

54.    Sâmia Bomfim (PSOL/SP)

55.    Tadeu Veneri (PT/PR)

56.    Talíria Petrone (PSOL/RJ)

57.    Tarcísio Motta (PSOL/RJ)

58.    Túlio Gadelha (Rede/PE)

59.    Valmir Assunção (PT/BA)

60.    Vicentinho (PT/SP)

61.    Washignton Quaquá (PT/RJ)