Deputados e senadores estão confiantes na derrubada dos vetos de Bolsonaro na sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (8). Entre eles estão os feitos à política de saúde menstrual, à quebra de patentes de vacinas e à garantia de direitos de servidores da Eletrobras em caso de privatização.

Um dos mais criticados é o que prevê a distribuição de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), que também é vice do Congresso, prevê a derrubada deste e de outros vetos.

“Vetos dos projetos da dignidade menstrual, programa partidário, prazo dos concursos devem cair. Haverá disputa em vetos como os relacionados ao programa de apoio ao setor de eventos e medicamentos orais para o combate ao câncer”, prevê o vice-presidente da Câmara”, disse ele ao Congresso em Foco.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), também está confiante na derrubada. “ATENÇÃO! Hoje, o Congresso Nacional analisará vetos de Bolsonaro, entre eles o desumano que impediu a distribuição de absorventes para mulheres pobres. Reafirmo nosso compromisso com a luta das mulheres por dignidade menstrual. Pela derrubada do veto já!”, escreveu no Twitter.

“Governo vetou dignidade menstrual, quebra de patentes, ações emergenciais para setor eventos e pena para disseminação de fakenews. Na luta pela derrubada dos vetos!”, reagiu a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder da Minoria. “