À frente do quarto mandato, a deputada federal Perpétua Almeida (AC) assumiu a liderança da bancada do PCdoB na Câmara em 2020.

“Essa não é uma tarefa fácil: liderar uma bancada de esquerda em tempos tão difíceis onde a discriminação e as fake news imperam. Temos muito trabalho pela frente, mas eu confio na Bancada do PCdoB que é muito articulada e ajudará a vencermos esse atraso, que é o governo Bolsonaro”, afirmou a líder Perpétua.

Por duas vezes, ela foi a parlamentar mais votada do Acre. Em todas as eleições, foi a mais votada da Frente Popular. Mulher do povo, é professora e a 15ª filha de pai seringueiro, tendo atuado como vereadora de Rio Branco.

O PCdoB foi o único partido ao qual se filiou. Ela desistiu de ser freira para se engajar na política e lutar pelas causas sociais, defendendo os direitos dos brasileiros, dos trabalhadores e das mulheres.

No Parlamento, foi relatora da proposta que estabelece o pagamento de uma indenização única de R$ 25 mil aos soldados da borracha e seus dependentes legais (PEC 61/2013). A defesa nacional é outro tema importante para ela. Presidiu a Subcomissão Permanente para Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados – comissão da qual também chegou a ser presidente. Entre suas pautas na área, está a defesa de mais investimentos para o setor para fortalecer ações estratégicas, como o monitoramento e proteção das fronteiras.

Um pouco mais sobre Perpétua Almeida

Perpétua Almeida – Informações parlamentares na Câmara dos Deputados