A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (5) uma sessão solene para celebrar o Dia da Conquista do Voto Feminino. Na ocasião, a líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC), reforçou a importância da luta das mulheres e defendeu a ampliação da participação feminina nos espaços de poder.

“Estamos fazendo a celebração da conquista do voto feminino e isso não faz muito tempo. Hoje somos muitas, mas porque outras tantas lutaram para a gente estar aqui. Por isso compramos a briga dos 30%, a briga do percentual do orçamento para a candidatura das mulheres”, pontuou a parlamentar.

Graças a esses mecanismos, na última eleição o percentual de mulheres eleitas no Congresso aumento. Hoje, na Câmara, são 77 parlamentares. “Mas para essa luta ser cada vez mais vitoriosa precisamos de ainda mais mulheres aqui”, destacou Perpétua.

A parlamentar anunciou ainda que destinará 100% de suas emendas para a saúde para a saúde da mulher. “Nós precisamos que as mulheres tenham facilidade para fazer ultrassonografia, mamografia”, disse.

História

O Dia da Conquista do Direito ao Voto Feminino é comemorado em 24 de fevereiro, data em que entrou em vigor o Código Eleitoral Provisório de 1932 (Decreto 21.076/32).

Pela primeira vez, todas as mulheres tiveram a oportunidade de votar. Dois anos depois, em 1934, Carlota Pereira de Queirós se tornava a primeira deputada federal eleita.