Líder do PCdoB pela terceira vez (2009, 2016 e 2019), o deputado federal Daniel Almeida (BA) tem se destacado no Congresso. É um dos parlamentares mais atuantes em Brasília, conforme o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O parlamentar iniciou sua militância política na antiga Escola Técnica (hoje CEFET) na Bahia. Para ingressar na política, deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial. Foi presidente do Sinditêxtil e da CUT Metropolitana, liderando importantes greves operárias no CIA e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari (BA) e outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador. Foi vereador por quatro mandatos na capital baiana entre 1989 e 2003. Em 2002, elegeu-se pela primeira vez deputado federal e conquistou o quarto mandato nas eleições de 2014.

Historicamente ele vem lutando pela garantia dos direitos dos trabalhadores. Teve papel importante na luta por uma reforma política democrática. Em Brasília, batalhou também pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias. Participou das comissões que discutiram a valorização do Salário Mínimo, a reforma sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis.

É de autoria do parlamentar a Lei 11.635/2007 que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro. O líder comunista defende ainda a proposta de redução da jornada de trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social. 

Um pouco mais sobre Daniel Almeida

Endereço:
Praça dos Três Poderes – Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 317
Brasília-DF
CEP: 70160-900
[email protected] – Telefone:  (61) 3215-5317 – Fax: 3215-2317