As eleições municipais se aproximam e a Bancada do PCdoB na Câmara conta com seis parlamentares na disputa. As deputadas Alice Portugal (Salvador); Angela Albino (Florianópolis); Jandira Feghali (Rio de Janeiro); Jô Moraes (Belo Horizonte); Luciana Santos (Olinda); e Professora Marcivânia (Santana) concorrem a vaga de prefeita ou vice nas eleições do próximo dia 2 de outubro.

“No momento em que nós vivemos uma defensiva do ponto de vista tático, em que as forças progressistas estão sendo deslocadas para a imposição de um projeto ultraliberal, se agiganta o papel das mulheres. Toda a nossa bancada feminina ou é candidata a prefeita ou a vice, revelando uma necessidade política em acumular forças na disputa municipal, reafirmar a nossa identidade, pensamento e força”, afirma a deputada Luciana Santos, que acumula a presidência nacional da legenda.

Para ela, a participação expressiva da mulher é resultado de uma “formulação ampla e factível”, construída ao longo da história do partido.

“A partir de um conceito adequado de como tem que se tratar a luta pela emancipação, nós conseguimos construir internamente uma política voltada para estimular e cuidar para que as mulheres possam ocupar mais espaços públicos na luta política”, diz.

No processo de discussão da reforma política no Congresso, o PCdoB foi uma das legendas que mais defendeu a ampliação da participação da mulher na política. “O PCdoB é um partido que, historicamente, tem incentivado a participação da mulher nos processos eleitorais e a disputar esses espaços para que possamos construir uma sociedade mais democrática. O partido tem buscado demostrar na prática esse compromisso de ampliar a participação feminina nesses espaços e nossa participação nessas eleições é exemplo disso”, pontua a deputada Professora Marcivânia (AP).