A Comissão de Cultura da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei 2536/15, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o dia 07 de agosto como Dia Nacional do Documentarista.

Para a parlamentar, a instituição da data pode estimular incentivos ao segmento. “Este gênero no Brasil tem sido premiado em várias oportunidades no mundo inteiro e a criação do Dia Nacional do Documentarista será um estímulo para o segmento e para esta importante linguagem cultural”, afirma a deputada, lamentando o fato de a matéria ter sido aprovada no momento em que o presidente interino, Michel Temer, extinguiu o Ministério da Cultura.

A indicação da data comemorativa partiu da Associação Brasileira de Documentaristas, entidade que desde 1973 reúne cineastas em torno das questões do curta-metragem e do documentário. A escolha da data é uma homenagem a Olney São Paulo, artista baiano que foi preso e torturado durante o regime militar por conta do filme Manhã Cinzenta (1969), que retrata imagens das manifestações de rua contra a ditadura em 1968.

Agora, a matéria segue para apreciação conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara e depois vai para análise no Senado Federal.