“É importante ver no local como o país funciona, quais são os acontecimentos reais neste país e o que se passa por trás das notícias que são veiculadas nos jornais e na televisão. Só assim podemos saber o que acontece, de fato, e quais as eventuais perspectivas futuras.” Com estas palavras, Manfred Zöllmer, deputado alemão e chefe da delegação parlamentar, abriu a reunião na Comissão de Relações Exteriores (CREDN) durante visita ocorrida nesta quarta-feira (6).

De acordo com a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), presidente da CREDN, independentemente do desfecho do momento político/econômico do país, há interesse em se intensificar parcerias com a Alemanha. “Particularmente na área de inovação tecnológica e – especialmente – na área de educação”, diz.

Segundo a parlamentar, o Brasil tem, atualmente, um atraso no seu desenvolvimento industrial que aponta para a necessidade de se intensificar os investimentos na área, em especial na indústria da defesa, pois é uma das mais importantes para acelerar a incorporação de novas tecnologias.

Para Jô Moraes, os dois países poderiam ainda trocar experiências na área ambiental, onde a Alemanha tem grande expertise e poderia oferecer uma parceria de destaque para o Brasil.