Nesta quinta-feira (17), a presidenta Dilma Rousseff deu posse aos novos ministros em meio a manifestações de apoio ao governo e à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Na cerimônia, Dilma afirmou que Lula é o maior líder político do país. “As dificuldades, muitas vezes, costumam criar oportunidades. As circunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político desse país.”

A Bancada do PCdoB na Câmara esteve e peso na posse de Lula e reafirmou seu apoio ao petista. “Lula é um extraordinário político. Tê-lo no governo é a garantia que medidas novas e ações adequadas serão tomadas no ambiente político, social e empresarial para superarmos a crise política e econômica e colocar o Brasil no rumo do crescimento, da preservação de direitos e das garantias sociais”, afirma o líder da Bancada Comunista, deputado Daniel Almeida (BA).

Durante a posse, em diversos momentos o discurso de Dilma foi interrompido por palavras de ordem como “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Além do ex-presidente, tomaram posse o subprocurador da República Eugênio Aragão, como ministro da Justiça e Mauro Lopes (PMDB), como ministro da Aviação Civil. 

Após a cerimônia, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª vara do DF, deferiu um pedido de liminar para suspender a nomeação de Lula como ministro chefe da Casa Civil. A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão.