Aprimorar a legislação ferroviária e ampliar os debates estratégicos entre entidades representativas do setor. Esses são os principais objetivos da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, lançada nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados.

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) foi eleito Coordenador do setor Nordeste pelo colegiado, e afirmou que o foco de sua atuação será em torno da implementação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), “devido à sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste e a importância que ela tem para desenvolvimento econômico e social do sul da Bahia”.

A FIOL terá 1.527km de extensão, ligando o porto de Ilhéus às cidades baianas de Caetité e Barreiras até Figueirópolis, no Tocantins. A ferrovia cria alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância, favorece a multimodalidade, interliga-se à malha ferroviária brasileira e propõe uma logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração, através do terminal portuário de Ilhéus.

A criação da Frente Parlamentar Mista conta com o apoio de instituições públicas e privadas, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e entidades e usuários das ferrovias brasileiras.

Durante a reunião, foram definidos oito tópicos prioritários a serem discutidos pelos membros e colaboradores da Frente durante o exercício 2015/2018. O primeiro ponto é inserir, ainda este ano, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no Plano Plurianual (PPA) e no Orçamento Geral da União (OGU), as prioridades do setor ferroviário.